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Quando se trata de sexo seguro, não se pode passar sem preservativos

Os nossos directores executivos Eva e Jan Vinzenz Krause sobre o potencial dos preservativos no comércio erótico a retalho.

É certamente impossível imaginar lojas de retalho eróticas sem preservativos, mas é óbvio que já não estão tanto na ribalta como outrora estavam. No entanto, o potencial destes produtos é grande, como Eva e Jan Vinzenz Krause, directores executivos da Vinergy GmbH, explicam nesta entrevista. Eles dão dicas e conselhos sobre como este potencial pode ser explorado e utilizado em benefício do próprio retalhista.

Sr. Krause, os preservativos estão disponíveis em numerosos fabricantes, mas o senhor é o verdadeiro pioneiro dos preservativos personalizados. É óbvio que os preservativos pertencem a todas as lojas eróticas, no entanto, surge a impressão de terem sido marginalizados por outros produtos - especialmente brinquedos de amor. Esta observação é correcta ou é um exagero? E que papel podem os seus preservativos feitos por medida desempenhar neste contexto?

Jan Vinzenz Krause: Talvez as pessoas não pensem principalmente em preservativos em relação a lojas eróticas. Mas estou convencido que cada loja erótica bem abastecida deveria ter uma selecção variada de preservativos como parte da sua gama atractiva. Entre os anos 70 e 90, os filmes pornográficos foram o principal motor de vendas nas lojas eróticas. A Internet mudou isto em massa. As pessoas estão cada vez mais a ver pornografia em linha. Ao mesmo tempo, a variedade de brinquedos amorosos aumentou dramaticamente, tornaram-se aceitáveis. Na minha opinião, os brinquedos criaram mais espaço para o erotismo. E aqui, claro, os preservativos são um elemento muito importante.

O que dizer àqueles que dizem que os preservativos são hoje oferecidos, vendidos e comprados em todo o lado - no comércio electrónico, drogarias, etc.? - e, portanto, não faria sentido prestar demasiada atenção a estes produtos no comércio erótico de retalho?

Jan Vinzenz Krause: A maioria dos produtos eróticos - brinquedos, lubrificantes, lingerie - são hoje oferecidos no comércio electrónico e outros canais de venda. Mas também se podem encontrar lubrificantes e brinquedos juntamente com preservativos em muitas drogarias. Estas são ofertas muito boas e importantes. Contudo, estou convencido de que uma loja erótica oferece um ambiente completamente diferente e tem muito mais conhecimentos consultivos sobre os produtos. Durante as minhas numerosas visitas a lojas eróticas, tais como as lojas especializadas ORION, fico sempre impressionado com o conhecimento que os assistentes de vendas têm. Os clientes beneficiam de bons conselhos porque, em última análise, isso pode ajudá-los a ter melhor sexo.

Como pode o comércio erótico de retalho fazer melhor uso do potencial dos preservativos? Como é que o tema dos "preservativos no mercado erótico" pode voltar a ter um novo fôlego?

Jan Vinzenz Krause: Para fazer melhor uso do potencial dos preservativos, vejo uma combinação de bons conselhos, o produto certo e vendas adicionais em torno do tema dos preservativos. Para que isto aconteça, contudo, o preservativo tem de sair ainda mais da zona tabu. O mercado erótico poderia dar um impulso a todo o tópico com a sua própria ofensiva.

Como pode o comércio erótico de retalho comunicar mais fortemente as mensagens que vêm dos preservativos - o ditado "sexo mais seguro"?

Eva Krause: Organizações governamentais como o BZgA (Centro Federal de Educação para a Saúde) têm vindo a promover intensivamente o sexo seguro e o uso de preservativos há anos. Na minha opinião, a Alemanha é muito exemplar a este respeito. O comércio erótico de retalho pode basear-se nisto e ajudar as pessoas a encontrar o preservativo certo através da sua função consultiva. Porque um preservativo que encaixa bem como uma segunda pele sentem-se melhor e mais seguros. E só quando o casal se sentir confortável durante o sexo é que alcançará o preservativo, como é óbvio.

Oferece inúmeras ferramentas que os retalhistas podem utilizar para chamar a atenção para os preservativos da sua marca MISTER SIZE. O que são eles exactamente?

Jan Vinzenz Krause: Somos o único fabricante de preservativos a oferecer soluções muito completas e ferramentas adequadas para todos os fins. Até o nosso desenho de embalagem é um guia para o tamanho certo do preservativo. As riscas azuis de diferentes larguras já revelam o tamanho exigido na prateleira. Isto funciona sem ter de medir. Para o comércio especializado estacionário, o Guia de Medidas é utilizado com uma fita métrica amovível num expositor. Já equipámos mais de 150 lojas ORION na Alemanha com este sistema. O Medidor de Preservativos é uma grande ferramenta para introduzir o tema do tamanho do preservativo de uma forma lúdica e divertida. Utilizamos o Sizer em eventos tais como festas e feiras comerciais. Disponibilizamo-lo aos nossos parceiros de vendas em sete línguas. O nosso último desenvolvimento é o conjunto de teste: três preservativos em tamanhos diferentes com uma fita métrica numa só embalagem. Com esta oferta, os nossos parceiros de distribuição podem ganhar dinheiro logo desde o início.

Pode falar-nos da sua experiência sobre a forma como os retalhistas utilizam estas ferramentas e que sucesso alcançam com elas?

Jan Vinzenz Krause: O Guia de Medidas é muito bem recebido pelos clientes. E o Guia de Medidas no expositor já está a ser utilizado em muitas lojas especializadas. Será utilizado em cada vez mais lojas. Agora oferecemo-lo em mais de 10 línguas. Recebemos muito bom feedback porque é uma ferramenta simples que colocamos gratuitamente à disposição dos retalhistas.

Em que medida coordena a concepção das suas ferramentas com as necessidades do comércio retalhista?

Eva Krause: Durante o desenvolvimento da exposição para o Guia de Medidas, estive em intercâmbio intensivo com as lojas especializadas ORION. O nosso primeiro protótipo era inicialmente demasiado grande. Além disso, só o tínhamos numa língua, nomeadamente o alemão. Com o feedback das lojas ORION, melhorámos a exposição e incorporámos os seus desejos no nosso produto actual. Para além dos retalhistas, recebemos naturalmente feedback dos clientes e dos conselheiros sexuais.

Especialmente quando se trata de preservativos, é também uma questão de conhecimento especializado e de aconselhamento que já foi aqui discutida. Como é o seu apoio a este respeito? Oferece formação em produtos e em vendas?

Jan Vinzenz Krause: Está a falar de um tema muito importante e muitas vezes subestimado. Quando se trata de sexo seguro, não se pode passar sem preservativos. E quanto mais e melhores forem os concessionários e utilizadores, melhor será o seu sucesso. Eu também estou sempre a receber ideias que posso transmitir em cursos de formação. Quando estou na estrada na Alemanha, por exemplo, gosto de aparecer espontaneamente em lojas eróticas, o que leva a conversas e diálogos interessantes. Além disso, desde Corona que confiamos fortemente na formação online, que oferecemos através do Loom On Demand. Os assistentes da loja podem ver os nossos vídeos, que concebemos para durar menos de 5 minutos. E através do Zoom, também conduzo sessões de treino ao vivo de 45 a 60 minutos, onde posso então responder mais a perguntas. Um ponto alto no final das nossas formações é a produção de preservativos ao vivo, onde faço um preservativo de látex líquido em frente dos participantes. Depois disso, não deve haver mais perguntas sem resposta.

A entrevista foi publicada pela primeira vez na revista eLine Magazine 07/2022: www.eline-magazine.de

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